A investigação social é uma etapa eliminatória normalmente prevista em concursos públicos policiais e carreiras do ministério público e judiciário. Tem por objetivo avaliar a idoneidade moral e social do candidato.
O candidato preencherá uma ficha com diversas informações relacionadas a sua vida pregressa, sem omissões ou mentiras, sob pena de eliminação do concurso.
Há concursos, ainda, que têm por critério a prática reiterada de infrações de trânsito que colocam em risco a vida de outras pessoas, o uso de drogas ilícitas e a veiculação de discurso de ódio nas redes sociais.
Caso haja algum tipo de arbitrariedade ou subjetividade nessa avaliação, é possível que o candidato recorra da avaliação e demonstre, mediante documentação hábil, que a investigação não foi corretamente realizada pela banca.
Os critérios avaliativos variam a depender da instituição, mas o mais comum na investigação é saber:
Entendemos o caso concreto e esclarecemos as dúvidas do candidato em relação à desclassificação.
Solicitamos o edital do concurso, a ficha de investigação social e qualquer documento relacionado ao caso.
Identificamos falhas ou arbitrariedades no processo e traçamos a melhor estratégia para contestar a desclassificação.
Apresentamos uma proposta de honorários, firmamos contrato de prestação de serviços e obtivemos a procuração para atuar no caso.
Preparamos a petição inicial com fundamentação técnica e provas que sustentem a reversão da desclassificação.
Protocolamos a ação no Judiciário, solicitando a revisão da desclassificação ou a continuidade do candidato no concurso.
Monitoramos o processo judicial, apresentando recursos ou medidas complementares, quando necessário.
Este é um serviço pontual e cobrado uma única vez mediante formalização de contrato de prestação de serviços.
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