EnglishPortuguese

Mercado de Carbono: Ministério do Meio Ambiente lança Floresta + Carbono

post 13

Em 1º de outubro de 2020, o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), instituiu a modalidade Floresta+ Carbono. Trata-se de um novo programa voltado à geração de créditos de carbono, reduzindo-se a emissão desse poluente e, com isso, preservando-se florestas e vegetações.

Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) que deixou de ser emitido para a atmosfera. Com a Floresta+ Carbono, empresas que não tenham meios de reduzir suas emissões de carbono poderão compensá-las com a geração de créditos oriundos da conservação e recuperação da vegetação nativa.

O crédito de carbono pode ser comercializado no mercado. Isso contribui com que se viabilize, financeiramente, a sustentabilidade de projetos de redução de emissões. Dentre as formas para se gerar o crédito, inclui-se a Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal e da conservação e o aumento dos estoques de carbono. Também é possível o plantio e a recuperação de florestas nativas (responsáveis por absorver carbono da atmosfera).

As florestas tropicais, em abundância no Brasil, são responsáveis por 55% dos estoques de carbono do mundo. O país fica, portanto, em posição de destaque no mercado de serviços ambientais e de créditos de carbono.

A medida do Governo Federal incentiva o mercado de serviços ambientais no Brasil, pois promove-se um verdadeiro ambiente de negócios. Gera-se uma alternativa de renda para brasileiros residentes na Amazônia e outros biomas, estimulando a preservação e conservação destas vegetações.

Segundo o próprio MMA, “o Programa Floresta+ é uma ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) cujo objetivo é criar, fomentar e consolidar o mercado de pagamento por serviços ambientais em todos os biomas, a fim de reconhecer e valorizar atividades, projetos e prestadores de serviços ambientais”.

A segurança jurídica florestal era uma das principais demandas do mercado de carbono. Agora, com o programa, torna-se real o pagamento para quem preserva.

Links úteis:

https://www.mma.gov.br/component/k2/item/15875-minist%C3%A9rio-do-meio-ambiente-lan%C3%A7a-floresta-carbono.html
https://www.mma.gov.br/images/arquivos/noticias/2020/Floresta+Carbono.pdf
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-10/brasil-lanca-programa-de-incentivo-preservacao-ambiental

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia Também

BIM na Nova Lei de Licitações Públicas

Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM), ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la, para obras e serviços de engenharia e arquitetura.

Leia Mais